O Açaí é a fruta símbolo e alimento básico da cultura Amazônica.
De cor roxa escura, o açaí ganhou o coração dos brasileiros pelo seu sabor único e por suas altas propriedades nutricionais.
O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea) é uma monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica, podendo atingir mais de 20 metros de altura. Seu fruto é formado em cachos e cada palmeira costuma produzir cerca de quatro cachos por ano, cada um com aproximadamente de três a seis quilos do fruto.
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa "fruta que chora". Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas. Segundo a lenda, antes de os navios portugueses chegarem ao Brasil, um numeroso grupo Tupi vivia na região onde hoje fica a cidade de Belém, no Estado do Pará. Mas, conforme a população aumentava, havia cada vez menos comida à disposição.
Ao ver seu povo passar fome, Itaki, o chefe do grupo, ordenou que toda criança recém-nascida fosse sacrificada para manter a população sob controle até que uma fonte mais abundante de comida fosse encontrada. Ele não abriu qualquer exceção a essa ordem, nem mesmo quando sua própria filha Iaçã ficou grávida e deu à luz uma menina.
A jovem mãe chorou por dias após perder a filha e rezou para que o deus Tupã mostrasse outro caminho para salvar o grupo da fome e do sofrimento. Certa noite, Iaçã ouviu o choro de uma criança e, ao entrar no mato, viu sua filha sentada ao pé de uma palmeira. Ela estendeu os braços e correu em direção à criança, mas o bebê instantaneamente desapareceu no abraço. Inconsolável, Iaçã caiu sobre a palmeira chorando de coração partido.
No nascer do sol, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, mas seu rosto agora parecia sereno. Os olhos negros de Iaçã estavam voltados para o topo da árvore, onde foram vistos frutos pequenos e escuros. Os homens da comunidade colheram as frutas, liberando seu suco grosso e nutritivo entre os dedos. Itaki percebeu que foi uma benção de Tupã e batizou a fruta em homenagem a sua filha (só que com as letras ao contrário). A ordem de sacrificar bebês foi encerrada e o grupo nunca mais passou fome.
A polpa de açaí é famosa por suas propriedades energizantes e rejuvenescedoras, mas sobretudo pelo seu sabor delicioso, uma mistura de frutas escuras com chocolate. O Brasil é responsável por 85% da produção mundial de açaí, mais de 1,25 milhão de toneladas por ano - o suficiente para encher 500 piscinas olímpicas. A fruta se tornou um novo símbolo nacional, desde suas origens amazônicas até as praias do Rio de Janeiro e o seu funk.
No Brasil, cerca de 90% da produção do açaí está no Estado do Pará.
Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)
Aumenta o colesterol bom (HDL)
Auxilia na redução do colesterol ruim (LDL)
Fonte de fibras
Rico em Vitamina B1, C e E
Possui antocianina, substância antioxidante aliada na prevenção/retardamento de doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas
Fonte de energia